Perfil - Instituto Social Pandora

Instituto Social Pandora

45.736.020/0001-63

Ribeirão Preto(SP)

contato@institutopandora.org


Compartilhe:

Conheça Instituto Social Pandora

O Instituto surgiu dentro de uma comunidade na zona oeste de Ribeirão Preto, interior de SP, na época chamada por “Favela da AIDS”, que foi rebatizada como “Núcleo Vida Nova” pela Prefeitura Municipal recentemente. O número de animais em situação de rua não parava de crescer dentro e ao redor da comunidade, tanto pelo abandono de moradores da cidade na entrada da favela, como pela procriação sem controle de cães e gatos. Uma das fundadoras do Instituto já tinha sido moradora daquela região e tentava fazer um trabalho de controle populacional desses animais. Foi quando começou a se unir a algumas amigas, em 2017, para viabilizar a castração de algumas fêmeas da colônia de gatos que existia dentro da comunidade.
Desde então, o projeto de castração foi crescendo; outras mulheres foram se juntando à ideia; e foi dessa forma que, em 2021, com 14 mulheres organizadas em prol da comunidade, fundamos o Instituto Social Pandora, dedicado à luta contínua pelo bem-estar animal, por uma educação ambiental crítica e contextualizada e pelo controle populacional de cães e gatos nessa região.
Tobias, nosso galã da foto, foi mapeado pelo projeto de castração em meados de 2019. Ele era de um morador de rua – o Fernando, muito apegado a Tobias e Tobias a ele, como um bom companheiro de jornada - e vivia em uma barraca embaixo de uma grande figueira dentro da comunidade. A princípio, a ideia era castrá-lo e devolvê-lo ao seu tutor. Porém, como toda história imprevisível de animais em situação de vulnerabilidade, no início de 2020, quando o procuramos para a castração, nos relataram que estava com o pênis sangrando. Levamos ele à clínica veterinária com quem temos parceria e foi diagnosticado com um cruel tumor maligno nos testículos, pênis e bexiga. Tobias já não tinha qualidade de vida morando nas ruas da comunidade. Tinha emagrecido muito em poucos meses e chorava de dor o tempo todo. Conversamos com o Fernando sobre as possíveis complicações da doença de seu companheiro e sobre o tratamento que precisaria ser feito. Não sem dor e com muitas lágrimas a escorrer, Fernando, num ato de nítido altruísmo, nos deixou levar o Tobias para sempre. Mas a história não acaba por aí.
Infelizmente, o tumor não era operável e sua única esperança era a quimioterapia. Tobias passou por 5 lares temporário durante o tratamento já que, como ele chorava o tempo todo devido às dores, ninguém ficava com ele por muito tempo. Então, uma das fundadoras do Instituto o levou para casa no auge da doença, quando estava extremamente debilitado e fragilizado. Foi um ano de tratamento, nove sessões de quimioterapia, dezenas de exames e consultas com especialistas – tudo viabilizado por doações e campanhas de arrecadação de fundos, já que os custos com tratamentos veterinários são altamente elevados - e muito amor e paciência dos humanos que lidavam com ele que levaram Tobias à cura e recuperação completas.
Após um ano e meio de resgate, Tobias tirou a sorte grande, que muitos dos nossos ainda não tiveram, e foi adotado por um jovem casal, tendo ganhado outro irmão canino e uma família com quem vive muito feliz e gorducho até hoje, do alto dos seus estimados 5 anos de idade. Fernando - seu antigo tutor e sempre expectador do melhor para seu amado companheiro - ainda vive nas ruas da comunidade e, sempre que nos vê, pergunta e pede fotos do nosso pequeno guerreiro.
O câncer do Tobias aconteceu porque ele não foi castrado precocemente. Um programa público acessível e bem elaborado de controle populacional evitaria tantos outros sofrimentos como este do Tobias!
×
Ganhadores
Ver ganhadores